Pitbull Madeira

Comunidade Madeirense de Pitbulls
 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Staffordshire Bull Terrier

Ir em baixo 
AutorMensagem
Faiska

avatar

Número de Mensagens : 218
Idade : 35
Localização : funchal
Data de inscrição : 27/09/2008

MensagemAssunto: Staffordshire Bull Terrier   Ter Out 07, 2008 1:29 pm

Staffordshire Bull Terrier é uma raça de cão oriunda dos antigos Bulldogues com os Terriers. Assim, unia-se a força e estrutura dos Bulldogues, com o temperamento e agilidade dos Terriers. O primeiro registro de um Staff Bull, deu-se na década de 30 e a primeira exposição desses cães deu-se em 1935 em Londres. O primeiro campeão da raça foi o Ch Gentleman Jim, e a primeira campeã foi a cadela Ch. Lady Eve.

História da raça
No século XVII, com o fim das brigas entre touros e bulldogs aumentou a popularidade das rinhas entre cães. O objetivo era fixar características de um cão com a cabeça grande como a de um Bulldog associado à agilidade, força e determinação. Isso foi alcançado com o cruzamento do antigo bulldog com alguns Terriers, dando origem ao bull and terrier ou Pit Dog, que não eram reconhecidos como raça.
As rinhas eram o passatempo dos aristocratas e dos mineradores, isso se tornou um hábito no tempo da aristocracia, ficava revelado, quem tivesse o melhor cão de combate tinha a melhor ascendência na aristocracia . Os direitos humanos, em 1993, proibiram todos os esportes ligados a lutas de animais, os chamados blood sports (esportes sangrentos). Um grupo de homens de Staffordshire, apreciadores de cães em shows (exposições) preservaram a raça e muito se discutiu sobre o padrão. Descrevendo como um cão de atribuições físicas. Esse cão foi chamado de Staffordshire Bull Terrier.
Coragem, tenacidade e apesar da agressividade dentro das rinhas, sempre foram excelentes companheiros inclusive para crianças.
A história da raça nos mostra que o Staffordshire Bull Terrier antes da proibição das rinhas e sua oficialização como raça, era dividida em três “tipos”, o primeiro de cães até 8 kg, que eram utilizados em rinhas com ratos, texugos e similares; o segundo, cães de até uns 13kg, esses normalmente utilizados em rinhas com outros cães e por último os cães de 14 a uns 17kg, utilizados em brigas com touros e similares, esses mais conhecidos como BULLDOGUES, logo, a história nos mostra que o Staff Bull, seria o antigo Bulldogue de função, e a distinção seria feita única e exclusivamente por peso.
As rinhas eram realizadas em sua maioria por integrantes da aristocracia, ou seja, pessoas economicamente bem sucedidas, porém, os empregados eram destinados a cuidar dos cães, mas os mesmo tinham de trabalhar para seus patrões afim de garantir o sustento da família (tendo em vista que na época a estrutura patriarcal era muito forte), logo, os cães passavam a ser de responsabilidade da mulher e dos filhos, como a mulher devia cuidar da casa, alimentação, dos filhos, etc, os cães eram praticamente cuidados pelos filhos dos empregados e provavelmente devia brincar ativamente com o mesmo, tal situação aliada a uma rígida seleção de temperamento, acabaram por tornar a raça muito dócil com crianças, sendo a mesma apelidada de CÃO BABÁ.
O rígido controle de temperamento se dava, principalmente, pelas regras que regiam a rinha entre cães, onde o exemplar era tratado nos intervalos dos “rounds” pelo dono do cão adversário, (para dessa forma evitar falcatruas que poderiam levar a vitória, como exemplo eu por veneno no pelo do meu cão para o oponente morder e morrer envenenado, tais práticas eram inibidas, porque, os envolvidos cuidavam do cão adversário), assim sendo o cão não poderia em hipótese alguma ser agressivo com os seres humanos e menos ainda com crianças, que acabavam por serem as responsáveis pelos cães destinados ao combate.

Padrões da Raça

Aspecto Geral
Pelagem lisa, bem equilibrado, muito forte, para seu porte. Musculado, ativo e ágil.

Características
Tradicionalmente de indomável coragem e tenacidade. Muito inteligente e afetuoso, especialmente com as crianças.

Temperamento
Corajoso, destemido e totalmente confiável. Especialmente com crianças,sem a menor agressividade

Cabeça e Crânio
Pequena, toda profunda, com crânio largo. Músculos masséteres muito pronunciados, stop marcado, focinho curto, trufa preta.
Olhos: preferencialmente escuros mas, comporta alguma relação com a cor da pelagem. Redondos, de tamanho médio, e inserção frontal. Rima das pálpebras escura.
Orelhas: em rosa ou semi-eretas, nem grandes, nem pesadas. Orelhas pesadas, caídas ou eretas é, altamente, indesejável.
Boca: lábios ajustados e bem delineados. Mandíbula forte, dentes grandes, com mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os incisivos superiores ultrapassam, rente, os inferiores e são engastados ortogonalmente aos maxilares.

Pescoço
Musculoso, preferencialmente curto, sem barbelas, espessando, gradualmente, para os ombros.

Anteriores
Membros retos, com boa ossatura, situados bem afastados, exibindo fragilidade nos metacarpos, onde a ponta das patas são um pouco viradas para fora. Ombros bem angulados, sem flacidez nos cotovelos.

Tronco
Acoplamento curto, com a linha superior nivelada, frente larga, peito profundo, costelas bem arqueadas; musculoso e bem definido.

Posteriores
Bem musculados, jarretes curtos com joelhos bem angulados. Visto por trás membros paralelos.

Patas
Bem acolchoadas, fortes e de tamanho médio. Unhas pretas, nos exemplares unicolores.

Cauda
De comprimento médio, inserção baixa, adelgando-se para a ponta e portada preferencialmente baixa. Não deve enrolar muito e pode assemelhar-se a uma alavanca de bomba d'água, antiga.

Movimentação
Fluente, poderosa e ágil economizando esforço. Os membros movimentam-se paralelos, quer seja visto, pela frente ou por trás. Notável propulsão dos posteriores.

Pelagem
Lisa, curta e densa.

Cor
Ruivo, fulvo, branco, preto ou azul ou qualquer dessas cores com branco. Qualquer sombreado tigrado ou qualquer sombreado de tigrado com branco. Cor fígado altamente indesejável.

Talhe
Peso: machos 12,700 a 17,200 quilos, fêmeas 11,800 a 15,400 quilos.
Altura desejável (na cernelha) 35,5 a 40,5 cm, essas alturas devem relacionar-se com o peso.

Faltas
Qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
Nota: os machos devem apresentar dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

Temperamento
Bem equilibrado
Muito inteligente
Carinhoso, afetuoso, especialmente com crianças
Totalmente confiável
Sem a minima agressividade
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pitbullmadeira.forumeiros.com
Venom

avatar

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 27/09/2008

MensagemAssunto: Re: Staffordshire Bull Terrier   Qua Abr 22, 2009 7:41 am

https://www.youtube.com/watch?v=MFEPGhlSVhQ
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Staffordshire Bull Terrier
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pitbull Madeira :: Staffordshire Bull Terrier-
Ir para: